quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Como você vem impactando as pessoas...




Vivemos em um mercado altamente competitivo, onde adquirir novos conhecimentos e desenvolver novas competências tem sido um grande diferencial para aqueles que querem ser preferidos, não somente em processos seletivos, mas também como uma forma de manter sua empregabilidade.

Percebe-se que aqueles que tentam se manter com o que tem, perdem grandes oportunidades para aqueles que buscam de forma contínua seu desenvolvimento e aperfeiçoamento. Algumas competências comportamentais são exigidas, tais como:


  • Impacto Pessoal;
  • Capacidade na Tomada de Decisão;
  • Liderança;
  • Controle Emocional;
  • Flexibilidade.


Ao pensarmos na palavra impacto, nos deparamos com a definição de “impressão forte”. Utilizando esta definição mais a palavra “pessoal”, temos que impacto pessoal refere-se a impressão, ao impacto que cada um de nós temos com a nossa presença, com nossa liderança, com as pessoas. 

Ter um olhar para dentro de si, buscando uma autopercepção é o segredo para percebermos como as pessoas nos veem, como tenho impactado as pessoas com minhas decisões no trabalho, na vida, na sociedade.

Como eu gostaria de ser visto? Será que a forma que trabalhei minha imagem está sendo percebida pelas pessoas? Meu comportamento efetivamente está ligado ao que represento ou apresento?

Esta competência impacta diretamente em outra competência que é a Capacidade na Tomada de Decisão, pois devemos saber qual caminho devemos seguir e como estas decisões impactam no todo. Saber direcionar estas ações fará toda diferença em sua gestão e seu impacto pessoal aqui será de grande valia.

Sua Liderança aqui fará toda diferença se você souber o quanto poderá gerar de confiança aos seus pares, empresa e equipe de trabalho. Saber liderar o diferente, motivar as pessoas de sua equipe trará à você o olhar do outro como uma forma segura de confiança nas decisões tomadas.

Para as decisões de forma assertiva, priorize sempre a razão, evitando assim que as atitudes impulsivas tirem você do eixo. Esta competência refere-se ao controle emocional, que também está ligada ao seu impacto, pois poderá evitar conflitos no ambiente organizacional, muitas vezes prejudicando sua equipe.

Por fim, a Flexibilidade que é a competência essencial para um Líder, que diante dos impasses do dia a dia, deve ter a capacidade de flexibilizar suas ações, de saber lidar com as diferenças pessoais e profissionais, estando sempre pronto para se adaptar às necessidades que poderão ou não surgir.

Refletindo com o que foi dito, qual o impacto que você tem causado nas pessoas, positivo ou negativo? Qual impacto você quer para você? Como você gostaria de ser visto?

Você tem feito uso de suas competências comportamentais de forma correta? 

Chegou a hora de você fazer uma avaliação para mapear e checar suas aptidões, seus pontos fortes e fracos, em seguida traçar um bom plano de ação para desenvolver as que não possui e potencializar as que já possui.

Use sua força interior e priorize você sempre!





Lúcia Helena Domingues é mestre em administração, professora universitária e 
coach personal
@coach.luciahelena

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