domingo, 29 de abril de 2018

Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador?

O Dia do Trabalho, ou Dia do Trabalhador, é comemorado em 1º de maio não só no Brasil mas em vários países do mundo é um feriado nacional. A História do Dia do Trabalho começa no ano 1886 em Chicago (EUA). No dia 1º de maio deste ano, trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Por conta destas manifestações houve conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocando a morte de alguns manifestantes. 

Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, foi criado o Dia Internacional dos Trabalhadores, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano. Já no Brasil somente em 1924 que esta data se tornou oficial. De lá para cá, é um feriado dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios e de conscientização. 

Nos últimos anos a expressão "Dia do Trabalhador" ou "Dia dos Trabalhadores" passou a ser muito utilizada em referência à data comemorativa do dia 1º de Maio. Muitas pessoas consideram ser mais adequada esta segunda opção, pois faz referência ao trabalhador (merecedor da comemoração). Para estas pessoas, chamar a data de "Dia do Trabalho" não é o mais adequado, pois enfatiza o trabalho (ato de criar e produzir bens e serviços em troca de uma remuneração). Porém, no Brasil atual, as duas opções ainda são muito usadas.

Não há muito, ou pelo menos nem tanto, para comemorar no Brasil, embora no ano de 2017 tenha havido a criação de 1,846 milhão de novos postos de trabalho, o número de pessoas desempregadas no país está em torno de 12,7 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Dirceu Raiser Nunes é PhD in Business Administration - Florida Christian University 
e Diretor da Escola Paulista de Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE