Independente da
estratégia adotada, ouvir a voz do cliente é fundamental para aprimorar a
qualidade de qualquer organização. A mensuração da satisfação do cliente é uma
das mais importantes ferramentas de auxílio à gestão. No momento atual, em que
as empresas não podem perder nem um cliente, o conhecimento mais profundo do
consumidor e suas atitudes, se torna uma grande vantagem competitiva.
As ações de
marketing de relacionamento visam estreitar a ligação entre empresa e cliente,
estimulando a fidelidade/lealdade do cliente e buscando a rentabilidade a
partir de uma série de negociações com o mesmo cliente ao longo do tempo.
A forma mais direta
de você "vender mais" é fazer com que seus clientes comprem não só
uma vez ou esporadicamente os seus produtos/serviços, mas que comprem
"sempre" e tornem-se, inclusive, "garotos-propaganda" da
sua empresa. Esta situação, ideal para qualquer empresa, torna-se realidade
quando se busca estreitar o relacionamento com a base de clientes já existente.
Este processo é geralmente chamado de "fidelização/lealdade", que
significa fazer com que seus clientes atuais se tornem fiéis à sua empresa.
Este argumento fundamenta-se no fato de que o custo de "conquista" de
um novo cliente é várias vezes superior ao de "manutenção" de um
cliente já existente.
Atualmente, quando
se fala de marketing, refere-se em instrumentos que contribuam para uma
empresa, de forma filosófica ou prática para melhorar sua produtividade ou rentabilidade
e ainda assim, entender e atender com eficácia as demandas e necessidades do
seu público alvo, os clientes.
Todavia, para se a
chegar essa definição de marketing, é preciso entender que a corporação passou
por várias etapas, que envolvem transformações na sua própria estratégia e
público em sua evolução histórica, econômica, social e cultural.
O Marketing de
Relacionamento se caracteriza por um processo no qual as organizações
estabelecem relações de longo prazo tanto com seus clientes, com base no
princípio de que vendedor e/ou prestador e consumidor atuam em conjunto para a
obtenção de objetivos comuns.
O alcance das metas inclui:
O alcance das metas inclui:
- Compreensão das necessidades dos consumidores;
- Tratamento cordial e maior aproximação com os clientes;
- Garantias para a satisfação das necessidades pelos seus colaboradores; e,
- Atendimento com a máxima qualidade referente às demandas individuais.
Vale, também, chamar a atenção para aspectos surgidos mais recentemente
que estão ligados à percepção de aumento de valor para o cliente.
Sob esse contexto mais amplo, o Marketing de Relacionamento deve levar em conta a totalidade dos elementos que podem influenciar na satisfação dos consumidores, a exemplo das relações junto aos fornecedores de bens ou serviços, à concorrência; organizações sem fins lucrativos, governo, unidades de negócios, setores operacionais, colaboradores, intermediários e consumidor final.
Não são raras as controvérsias acerca das vantagens proporcionadas às organizações pelo Marketing de Relacionamento. Normalmente são observadas inúmeras melhorias e acréscimos, dentre os quais, citam-se:
§ Qualidade dos produtos e serviços;
§ Satisfação e fidelidade dos clientes;
§ Lucratividade.
O aumento da
qualidade nos produtos e serviços é obtido através da noção de valor exigido
pelo cliente que, devidamente atendido, acarreta em maior satisfação e maior
expectativa para a conservação de um relacionamento de longo prazo. A
fidelidade, por sua vez, implica naturalmente em maior lucratividade.
O reflexo da lealdade
sobre a lucratividade não se limita apenas à geração de receita por intervalos
maiores de tempo, mas ainda pelo fato de que conservar clientes atuais demanda
em custos inferiores à tentativa de conquista de novos clientes. A lealdade dos
clientes decorrente de um relacionamento que possibilita uma base mais ampla de
conhecimento acerca dos mesmos.
Tudo bonito, lindo e maravilhoso na teoria, porém na prática, quais são as ações que sua empresa tem feito para encantar e gerar lealdade para seus clientes?
Sua empresa gera
momentos mágicos os trágicos?
Sua empresa entende
ou atende?
Sua empresa tem
foco no cliente ou foco do cliente?
Ao responder a estas perguntas você estará próximo ao estágio de encantamento de clientes, porém lembre-se, lealdade não é falta de opção e sim uma escolha?
Eduardo Maróstica é professor e palestrante. Possui Mestrado em Administração e Doutorado em Administração, Comunicação e Educação. É Pós-Doutor pela FCU na Flórida, EUA.
http://eduardomarostica.com.br
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