quinta-feira, 8 de março de 2018

8 de março: Dia Internacional da Mulher


Evolução da Mulher na Sociedade


A história sobre a Mulher na sociedade relata grande submissão, desaprovação e desconforto no posicionamento perante a mesma.  

Durante muito tempo a Mulher foi um adorno do lar, sem voz, sem opinião e sem direitos que pudessem favorecer o mínimo de respeito.

Acredite, a Mulher em décadas passadas foi considerada um ser relativamente incapaz. Imagine o tão sufocante ter um universo dentro de si e se limitar a uma gota diária de vida.

Casamento nada mais era do que mero negócio entre famílias, sendo escolhidos seus maridos pelos próprios pais; mas o mundo caminhou e atitudes evolutivas em relação à Mulher, de forma muito tímida, começaram a se manifestar.

O feminismo iniciou sua caminhada na década de 40 com muita resistência, mas determinado a criar uma nova fase e iniciar as mudanças necessárias de comportamento e atitude com o propósito de um futuro melhor para as Mulheres tão oprimidas até então.

A revolução industrial do século 19 e as Guerras Mundiais do século 20 forçaram a introdução das Mulheres no mercado de trabalho, mas de forma até desumana,  longe da igualdade de gêneros e retratada com tristes lembranças da luta por melhores condições trabalhistas. Vista ainda como um objeto posso dizer que  essas  Mulheres foram fascinantes guerreiras que permitiram que a busca pela igualdade persistisse mesmo diante das barreiras, obstáculos e resistência de uma sociedade machista.

A memória histórica da Mulher ainda se apresenta com resquícios fortes de uma sociedade apoderada por homens, o que permite que a autoestima de muitas Mulheres seja baixa, e que desta forma  permita a agressão doméstica tendo pais e maridos que se colocam como dono de suas mulheres. Triste realidade que ainda se faz presente. Mesmo com alguns instrumentos que favoreçam a Mulher o intimidar tem deixado marcas não somente no corpo e na mente, mas na alma destas Mulheres.

Os primeiros manifestos do século XVII ainda se encontram em amadurecimento em pleno século XXI, pois  a busca da igualdade de gêneros ainda é lenta, embora tenhamos um significante avanço da Mulher na área política, cultural e profissional.

O mundo está em aprendizado há aproximadamente 80 anos na busca mais intensa da Evolução da Mulher, sendo que alguns países ainda não provocaram mudanças significativas para este quadro.

A busca pela consciência coletiva é essencial para quebrar tabus e paradigmas que não favorecem em nada além do empobrecimento da imagem da Mulher.

A superação deve ser encarada como um modo de vida respeitoso, onde o ideal é a Mulher fazer suas próprias escolhas pessoais e profissionais. Escolher se quer ou não casar, gerar filhos, escolher sua profissão e não se render a maçante mídia da beleza que enaltece um padrão e desfavorece os demais.

Hoje enxergamos muitas Mulheres Fascinantes que assumem suas escolhas e fazem diferença na sociedade e no mundo corporativo com talentos inenarráveis. Mulheres que acreditam e trabalham em prol da mudança.

Finalizo com o desejo incansável da Consciência Coletiva, onde Homens e Mulheres unem-se para a melhoria social, sem guerra de gêneros e sim na harmonia e saúde da vida como um todo.

Um grande viva as Mulheres Fascinantes que compreendem que o respeito por si mesmas e  a consciência de seu autoconhecimento é a base para  a Evolução que persiste em melhorias diárias através de ações que fazem toda diferença.    



Luísa Dias
Professora da EPN (Escola Paulista de Negócios)
Consultora Organizacional e Terapeuta Holística


      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE