quarta-feira, 11 de maio de 2011

A INCLUSÃO EFICIENTE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS EMPRESAS

Esta semana mais um artigo para sua coleção. Este trata de um assunto especial e que pode ser uma realidade na empresa em que você trabalha: A inclusão eficiente das pessoas com deficiência nas empresas: teorias e aplicações. por Regina Pires


Sabido que a inserção da pessoa com deficiência - PCD no mercado de trabalho é um assunto que vem sendo amplamente discutido pela sociedade, estendendo-se para o meio empresarial somente a partir da aprovação de leis específicas que tentam assegurar esse direito. Proponho justamente uma reflexão sobre o assunto, em que, o objetivo geral é propor soluções para que a lei de cotas "de vagas" na empresa funcione como instrumento de inserção social efetiva. Para isso as organizações e população deveriam integrar-se um pouco mais com a legislação pertinente. Hoje, apesar do número elevado de empresas fora da cota observamos que existe uma preocupação com estes aspectos e também, no que diz respeito à inserção da pessoa com deficiência, como estrutura/acessibilidade adequada, política de inclusão e preparo dos demais colaboradores para receber as pessoas com deficiência no âmbito organizacional.

Sugiro como fonte de pesquisa e instrumento para promover a inclusão social, o Manual de Dicas de Relacionamento com as Pessoas com Deficiêcia, elaborado pela Secretaria Municipa da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, para subsidiar discussão, expertise no assunto, além de adquirir conhecimento de questões simples de relacionamento, cotidiano e noções de cada tipo de deficiência.

Acredito que o cidadão deva se interessar cada vez mais por este tema, uma vez que a população cresce a cada ano, e a oferta de emprego para estas pessoas é grande. É preciso que as pessoas com deficiência possam ter os mesmos direitos que as demais, isso inclui sua efetiva inserção, ou seja, é necessário que as empresas proporcionem um ambiente facilitador do desenvolvimento profissional destas pessoas e assim evitar a disputa simplesmente pelo candidato por sua deficiência e não pela sua eficiência.

Regina Pires, Docente e Coordenadora Acadêmica dos Cursos de Pós-Graduação. Proferiu as disciplinas: Educação e Treinamento de Pessoas; Gestão de Pessoas; Recrutamento e Seleção, Cultura Organizacional e Relação Interpessoal para alunos do curso de pós-graduação em nível de Especialização na Escola Paulista de Negócios - EPN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE