Por mais que
as mudanças devam ser realizadas em direção a transformação digital, muitas
empresas já estão praticando esse exercício já há algum tempo sem saber
exatamente o que é em função da implementação de novas tarefas com a evolução
natural da modernidade tecnológica pelos diversos setores do mercado.
Um dos
exemplos a citar é o uso da Intranet Corporativa que permite a empresa
desenvolver e disponibilizar aos seus colaboradores diversas aplicações para
gerir ações não compostas nos sistemas legados, mas necessários para
administrar o seu negócio.
O uso das
tecnologias: web e digitais são acessíveis por todos os dispositivos
eletrônicos com segurança e facilidade de acesso à internet permitindo ao
colaborador utilizar as aplicações em qualquer dia, lugar e hora sem ter a
necessidade de estar fisicamente na empresa no horário comercial para cumprir
sua jornada de trabalho.
Novos métodos
e processos já fazem parte desta mudança:
- A
digitização (transição da forma analogia para a
digital) processo que transforma o papel em documento digital
passa a ser visto no dispositivo e com o uso de rotinas de workflow
associados a notificação eletrônica documentos são recebidos, acompanhados
e compartilhados entre os gestores da empresa para tomada de decisão;
- Crachá
com chip de aproximação passam a ser substituídos por crachás digitais
gerados a partir da intranet com a identificação funcional em código de
qr-code que são identificados automaticamente pelas catracas de acesso.
- Documentos
usuais do dia a dia: relatórios e planilhas corporativas já
são compartilhados em tempo real por 2 ou mais colaboradores o que torna o
processo mais ágil e produtivo para a empresa;
- Chamados
técnicos de serviços de TI são distribuídos à equipe técnica sem que a
gestão esteja presente fisicamente na área e documentados passo a passo
com a participação de todos os envolvidos no projeto;
- O
sistema de captação passa a ter um impulso importante no processo de
vendas com interação direta entre o cliente e o relacionamento gerando
aprovação do processo no passo a passo do pedido com o envio de documentos
digitalizados e certificados digitalmente fazendo com que o atendente faça
a sua leitura sem a necessidade de impressão promovendo economia de papel
e aprovação imediata;
- O
home office também entrou nesta onda e é por meio dele que muitas empresas
optaram por ter o profissional 1 ou 2 dias por semana na sua estação de
trabalho e os demais em sua casa visando maior produtividade e
desenvolvimento com planejamento estratégico e sem pressão superior
realizando ações externas a partir do seu ponto de partida.
A
transformação digital tem um legado importante que precisa ser ajustado e
repensado nesta nova era, mediante o comportamento humano em função da sua
liberdade pessoal, é o de saber dosar os assuntos pessoais dos corporativos na
evolução da sua jornada de trabalho para que o colaborador possa estar engajado
com os resultados da empresa. Enquanto houver compartilhamento excessivo do
tempo para outros assuntos os resultados sempre estarão abaixo do esperado.
O
Workplace, Whatsapp do fc e outras ferramentas digitais veem com a missão para
tentar atender a essa função junto as empresas no sentido de conviver com este
tipo de comportamento de forma a canalizar os assuntos corporativos e as metas
em resultados tangíveis, afinal de contas a empresa e nós dependemos disso.
Dalton Quadros é professor universitário e gerente de TI na FIPECAFI
Dalton Quadros é professor universitário e gerente de TI na FIPECAFI
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE