quinta-feira, 19 de julho de 2012


Ciclo de Avaliação: Mais Informações

Apresentamos mais algumas informações sobre a Avaliação Institucional dos Programas de Pós-Graduação oferecidos pela UMC/EPN.
Em 2011 foram oferecidos 12 Programas de Pós-Graduação, implicando na realização de 81 disciplinas, que por sua vez, frente ao sistema de múltiplos ingressos, geraram a oferta de 191 turmas-disciplina, totalizando 5.485 horas-aula.
Na percepção dos alunos tais disciplinas atenderam adequadamente a expectativa no que tange a contribuição para o desenvolvimento profissional, conforme se depura do quadro abaixo:

                             Avaliação do Conteúdo da Disciplina 

Avaliação Consolidada
O conteúdo apresentado contribui para o objetivo geral do curso
8,7
O conteúdo apresentado foi condizente com minha expectativa quanto ao curso
8.5
O conteúdo apresentado foi condizente com minha expectativa quanto a disciplina
8,4
O conteúdo apresentado contribuirá para meu desenvolvimento profissional
8,7
Média do Item
8,6
Distribuindo-se as medias das 191 turmas-disciplina por faixas, verificaremos que 143, ou seja, 75% delas foram avaliadas com medianas superiores a 8 (oito), ao passo que 20 turmas-disciplinas obtiveram notas igual ou inferior a 7 (sete), conforme demonstra o gráfico abaixo:


É, contudo, importante destacar que as avaliações em disciplinas com médias mais baixas não decorrem da percepção negativa dos alunos quanto aos docentes, que pelo contrário são bastante bem avaliados, contudo a percepção negativa que os estudantes dela fazem é fortemente influenciada pela avaliação que possuem quanto ao conteúdo apresentado.
Em verdade a pesquisa revela a positiva percepção do aluado quanto a qualidade dos docentes. Tal afirmação se confirma no fato de que a média do quesito que avalia o domínio docente do conteúdo encontra-se em, praticamente, todas as 191 turmas-disciplina acima de suas medianas finais, como se pode observar no gráfico a seguir:


Em breve apresentaremos novos dados da avaliação 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE