quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Consciência do seu Significado



A forma como você encara a vida trará à você a “Consciência do seu Significado”

Vivemos em uma era de muitas transformações onde cada dia as pessoas se distanciam mais, não somente por conta do desenvolvimento tecnológico, mas também por valor que ficaram perdidos na educação atual. Valores estes que faziam com que as pessoas se respeitassem pelo que elas representavam em sua vida, sem cobranças, porém percebendo seu significado.

Tudo era construído passo a passo e nós tínhamos a paciência de esperar para colhermos os frutos de tudo que estávamos plantando. Falo dos frutos da amizade, da fraternidade, do reconhecimento e do significado que fomos construindo dia a dia na relação com as pessoas.

Se buscarmos a definição da palavra “significado” temos que refere-se a relevância que se dá a algo; ao valor que se percebe das coisas ou pessoas. Vamos então fazer uma reflexão sobre esta definição para entendermos mais sobre esta palavrinha que tanto nos faz pensar. Para isso, podemos utilizar a autopercepção, o autocontrole e visão assertiva para buscarmos respostas para estas questões.

A autopercepção refere-se à maneira como você vem compreendendo suas próprias atitudes e crenças com base em seu comportamento em determinadas situações. É uma percepção de si mesmo, por tudo aquilo que faz por você e pelos outros. Neste momento, avalie suas virtudes, crenças e tudo que fez você se tornar a pessoa que é. Lembre-se que estamos aqui para aprender e que sempre podemos pensar em mudanças, se assim for necessário, porém nunca perdendo de vista os valores que construímos em nossa vida.

O autocontrole refere-se a capacidade humana que controla nossos impulsos. Fazendo uma introspecção, você terá ciência dos seus pontos positivos e negativos. Isto trará a você uma consciência do quanto você consegue controlar seus impulsos e agir com serenidade frente aos contratempos que a vida nos coloca. Aqui é importante você cultivar sua paciência e a compreensão que tem utilizado em suas relações interpessoais. Portanto, o autocontrole consiste em controlar nossos impulsos e reações diante da recepção de determinados fatos.

A visão assertiva diz respeito a forma ou maneira de interpretar e perceber as situações que, de uma forma assertiva demonstrará sua autoconfiança em expressar sua opinião sobre os fatos, tendo a visão do tempo, da sua missão e visão do mundo.

Com base nestas definições, podemos pensar no significado que estamos construindo nas pessoas que convivemos e que são importantes para nós. Qual o valor que as pessoas estão tendo de você com seus comportamentos, impulsos e sua forma de interpretar a vida?

Quando percebemos nosso significado, conseguimos “perceber o nosso valor”, o quanto somos importantes para as pessoas e o quanto de tudo que aprendemos foi passado às que convivem dia a dia conosco. Somos e seremos exemplos para muitos, sejam por nossos atos ou nossas atitudes, aqueles que nos veem como referência, utilizarão nossos ensinamentos em oportunidades para não errar e não agir de forma a ferir as pessoas.

Portanto, a forma como você encara a vida trará à você a “Consciência do seu Significado”




Lúcia Helena Domingues
Mestre em Administração, Professora Universitária, Coach Personal, Executiva, Carreira e Equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE