Nossos professores de Gestão indicam o evento que tratará sobre como implementar processos e ferramentas de pesquisa de mercado e de inteligência. Tais ferramentas visam a gerar recomendações eficazes à tomada de decisões estratégicas e táticas em sua empresa.
4 a 5 de novembro de 2014 - 08:40 as 18:00hs Golden Tulip Park Plaza Hotel Al Lorena, 360 – Jardins São Paulo – SP
PROGRAMA
1. Conceitos e fundamentos da Pesquisa de Mercado
A função da pesquisa na tomada de decisões executivas
Definições e conceitos-chave Classificação dos modelos de pesquisa de mercado O papel da pesquisa e da segmentação no Sistema de Inteligência de Mercado (SIM) Aplicações da pesquisa de mercado
2. Processo e Técnicas de Pesquisa de Mercado
Criação de um projeto de pesquisa:
Origem do problema de pesquisa no SIM Definição de uma abordagem Processo de pesquisa: Formulação da problemática Planejamento da pesquisa Execução da pesquisa Compilação dos dados Análise dos dados Comunicação dos resultados Tipos de pesquisa: objetivos, características e métodos Pesquisa exploratória Pesquisas conclusivas: Pesquisa descritiva Pesquisa causal
3. Coleta de Dados
Natureza dos dados
Tipos de coleta Dados secundários e bancos de dados: vantagens e limitações Pesquisa qualitativa: A natureza da pesquisa qualitativa Metodologias da pesquisa qualitativa Pesquisa por survey: Tipos e métodos de surveys Tipos de erros da pesquisa por survey Dados primários: Por observação Por experimentação Desenvolvimento e aspectos chaves de um plano de amostragem Elaboração de escalas e questionários Estruturação da coleta: Parametrização Escolha das fontes ideais e alternativas Avaliação da qualidade das fontes Gerenciamento da informação com sistemas complementares ao SIM
4. Análise das Informações
O processo de transformação das informações em Inteligência
Modelos analíticos qualitativos e quantitativos Procedimento de análise de dados Validação e edição Codificação Transcrição Limpeza de dados Tabulação e análise estatística Interpretação e recomendações estratégicas Tipos de análise: Descritivos Inferenciais Exemplos e aplicação de técnicas analíticas
5. Disseminação e Uso dos Resultados de Pesquisa
Diretrizes para a criação de relatórios de pesquisa
Apresentação gráfica dos resultados Apresentação pessoal e pela Internet Follow-up da pesquisa Utilização eficaz das informações de pesquisa Gerenciamento do processo de pesquisa Noção de ética na pesquisa |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE